Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Adetur empossa nova diretoria

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) empossa na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, a sua nova diretoria. O evento acontece a partir das 11 horas no Sebrae. Após ficar a frente do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, a empresária Wagnilda Alves Minasi assume a presidência da Adetur. Também integram a nova diretoria, Carlos Ornellas Filho, empresário em Jaguariaíva e José Luiz Fonseca Pereira, de Piraí do Sul.
A Adetur é reconhecida como instância de governança da região dos Campos Gerais, e, além de propor ações que envolvem o setor privado e terceiro setor, atua como entidade representativa do poder público junto ao Ministério do Turismo. “É por meio da Instância que os municípios podem se inscrever no Mapa do Turismo Brasileiro”, explica a presidente eleita da Adetur.
O Mapa do Turismo Brasileiro orienta o Ministério do Turismo na proposição de políticas públicas para o setor. As ações prioritárias do órgão ocorrem nos municípios mais estruturados para desenvolver o turismo. Além disso, os municípios inscritos no mapa podem solicitar recursos para ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos juntos aos órgãos de governo ou por meio de emendas parlamentares. “A cada dois anos o Mapa é atualizado. E isso vai acontecer novamente agora em 2019. Estamos nos organizando para informar aos municípios da região sobre a atualização e incentivá-los a se inserir no Mapa”, adianta Wagnilda.
Hoje são 11 os municípios da região dos Campos Gerais a estar no Mapa do Turismo Brasileiro. Castro, Telêmaco Borba, Tibagi, Ipiranga, Palmeira, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés, Arapoti e Carambeí. “Podemos inserir ou excluir municípios nesta atualização”, explica a presidente, destacando que o objetivo é incentivar as Prefeituras a se adequarem às normas previstas pelo Ministério do Turismo para cada vez mais estruturar o setor.
Para falar sobre as novas regras, a diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra fará uma explanação aos gestores de turismo e prefeitos também na terça-feira. “Faremos uma reunião técnica com nossos municípios anterior a cerimônia de posse da nova diretoria da Adetur”, explica a diretora administrativa da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Katiane Pires Ferancini.