Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

AMCG promove última reunião ordinária de 2018 nesta sexta

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promove nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, a sua última reunião ordinária de 2018. A partir das 10 horas na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), prefeitos e gestores dos 19 municípios que compõe a entidade seguem debatendo o desenvolvimento regional e as ações que podem ser realizadas em conjunto pelas Prefeituras. O assunto central deste encontro é a saúde nos municípios. “Passamos o ano todo discutindo como melhorar o atendimento na área da saúde em nossa região. E, felizmente, fechamos 2018 com ótimas notícias. Como a efetivação do Consórcio do SAMU”, exulta o presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva José Slobodá.
O Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CimSamu) conta com espaço na pauta da reunião desta sexta. O diretor geral Jaime Menegoto Nogueira apresentará a previsão orçamentária do Consórcio para os próximos dois anos. Ainda sem as bases prontas nos municípios, e com poucas ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde, o CimSamu funciona com serviços administrativos. “Por enquanto cobramos das Prefeituras uma taxa de manutenção. Assim que as ambulâncias começarem a rodar, vamos solicitar maior aporte financeiro”, conta Nogueira.
Além do CimSamu, o Consórcio Paraná Saúde – de assistência farmacêutica – compõe a pauta da reunião ordinária da AMCG nesta sexta. O presidente do Consórcio, o prefeito de Balsa Nova Luiz Claudio Costa estará presente para falar dos benefícios das Prefeituras realizarem convênios, via Consórcio, para a compra de medicamentos. “Hoje 397, dos 399 municípios do Paraná já são associados. Apenas Curitiba e Foz do Iguaçu ainda não, mas este último já está com os trâmites prontos para aderir”, conta Costa.
Apesar de quase todos os municípios paranaenses já comporem o Consórcio, o presidente diz que não são todos os serviços disponíveis que são utilizados. “Há três tipos de aplicação de verbas. Via Governo Federal, Estadual e o de recursos próprios das Prefeituras”, explica. Conforme Costa, este último deveria ser melhor utilizado, já que traz economia para os cofres públicos municipais. “Por meio de convênio com o Consórcio Paraná Saúde para a compra de 100% da cartela de medicamentos, os municípios teriam uma grande economia”, explica, destacando ainda, que, quanto mais municípios aderirem mais medicamentos serão comprados via Consórcio, conseguindo assim um preço melhor devido a grandes quantidades adquiridas.
Além do convênio, o presidente do Consórcio apresentará os novos produtos que podem ser adquiridos. “Hoje, além dos medicamentos conseguimos realizar a compra de alguns produtos médicos”, conta, citando a fita que mede a glicemia de pacientes diabéticos.
Terra de Riquezas
Antes do início da reunião ordinária da AMCG, prefeitos e gestores da região participam do lançamento do anuário do jornal Diário dos Campos. A 9ª edição do “Terra de Riquezas” trata do desenvolvimento socioeconômico dos municípios. O lançamento está marcado para às 8 horas na ACIPG. Para falar mais sobre o tema, o diretor do jornal Wilson Oliveira chamou o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade. Ele irá explanar sobre o papel de sua entidade no desenvolvimento do Estado.