Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Caixa apresenta programas de financiamentos para municípios

A Caixa Econômica Federal (CEF) levou seus representantes para participar de reunião ordinária da AMCG para apresentar seus novos programas de financiamento para os prefeitos da região. Além dos programas, o gerente regional Delcio José Bevilaqua ressaltou novamente a manutenção da Superintendência Regional da Caixa. “Realmente o mercado encolheu. A Caixa tinha a projeção de fechamento de 100 agências no Brasil, mas nenhuma delas envolve as 32 presentes na região”, garantiu.

O coordenador de filial, Carlos Cardoso mostrou as novidades de financiamento possíveis para as Prefeituras. “Ano a ano estão caindo as possibilidades de investimentos para as Prefeituras. Por isso apresentamos novos cenários”, disse, apontando as novas linhas de crédito.

O Avançar Cidades- Mobilidade Urbana – voltado inicialmente para municípios com número de habitantes igual ou menor a 250 mil habitantes conta com um total de recursos de R$ 3,7 milhões do FGTS para serem investidos no Brasil. Neste, as Prefeituras podem encaminhar cartas propostas para qualificação viária, transporte não motorizado, estudos e projetos e planos de mobilidade urbana. Já no Avançar Cidades Saneamento para Todos as modalidades que podem ser disponibilizadas para as Prefeituras é para o Manejo de águas Pluviais e Manejo de Resíduos Sólidos.

Cardoso apresentou ainda o Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, realizado via recursos do BNDS, e os Convênios de Parcerias Público Privadas (PPP) que podem contar com a parceria e apoio técnico da CEF.

Fateb

A diretora geral da Fateb, Paula Regina Pontara destacou aos prefeitos a proposta de implantar o curso de Medicina, e também de contar com unidades de extensão da instituição educacional nos municípios, mas sem impor os cursos. “Queremos personalizar visando as necessidades de cada município. Mais que isso, queremos transformar a Fateb em uma geradora de vínculo social”, ressaltou.

Para o presidente da AMCG, o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda a proposta vem ao encontro das necessidades dos municípios, principalmente dos pequenos, que não contam com polos de Universidades. “Muitos municípios tem carência na educação”, apontou.

Durante a reunião, o presidente da AMCG aproveitou para lembrar os prefeitos da região sobre o convênio com a Receita Federal, que prevê que cada município deve contar com um fiscal concursado do município para ter a totalidade dos valores do ITR recebidos no mês de outubro. “Caso o município não esteja regular pode perder 50% do ITR”, avisa.

Além disso, o encontro serviu para tratar de assuntos do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde)  e do Consórcio Caminhos do Tibagi. O CimSaúde e a AMCG terão na próxima reunião dos prefeitos a aprovação de seus regimentos internos.

Já o Consócio Caminhos do Tibagi apresentou os serviços que estão sendo prestados para os seus 13 municípios consorciados. “Nossa prioridade agora é o aterro, mas também estamos com um caminhão de pintura e a patrulha do campo para atender as Prefeituras”, conta o presidente do Consórcio,  o vice-prefeito de Reserva Ricardo Hornung.