Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Distritos industriais regionais e Segurança Pública

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Juca Sloboda pretende ainda levantar outras bandeiras durante sua nova gestão a frente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Entre elas o debate da criação dos Distritos industriais regionais para todos os municípios que compõe a entidade, e a criação das Guardas Municipais por meio do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi.
Sobre os Distritos Industriais Regionais, Sloboda informou que no próximo dia 28 de março haverá a assinatura de criação de dois distritos na região, um que tem como polo o município de Jaguariaíva e outro o de Tibagi. Mas estes ainda não contemplam todos os municípios da região. Conforme o deputado estadual Marcio Pauliki, criador da proposta, a intenção é “acabar com a guerra fiscal entre os municípios”, e ainda permitir o desenvolvimento de todos.
Já a questão da segurança vem sendo amplamente debatida em todos os municípios brasileiros, e nos Campos Gerais também. “A segurança pública é um assunto eminente, por isso o colocamos em pauta na AMCG. A criação de Guardas Municipais foi uma das possibilidades que nos foi apontada”, destacou.
Durante encontro dos prefeitos, o diretor executivo do Consórcio Caminhos do Tibagi – formado por 13 municípios da região, Claudiomir Schneider e o Major Edivaine Arduin foram apresentar a proposta, já que a contratação da guarda armada via Consórcio ficaria facilitada devido ao regime de contratação. “A criação das Guardas visa tentar minimizar a questão da criminalidade e violência nos municípios, pois o Estado não dá mais conta”, explica o Major Arduin, que ajudou a criar a Guarda de Arapongas no Paraná, que é referência em todo o Brasil.