Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

PG inicia formação de Comitê de Valorização da Mulher

IMG_0779

Tereza de Jesus Oliveira, ou Vó Tereza como é mais conhecida entre os moradores do Quero Quero, foi apenas uma das mais de 70 mulheres que participaram na tarde de ontem da primeira edição do projeto “Eu Quero Mais! de valorização da mulher e igualdade entre os sexos” em Ponta Grossa. O projeto do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) já passou por 15 municípios dos Campos Gerais, e agora chega a Ponta Grossa para alimentar os sonhos de Vó Tereza e das demais participantes.

As mulheres que participaram da primeira oficina do “Eu Quero Mais!” e já iniciaram a formação do Comitê Municipal de Valorização da Mulher em Ponta Grossa foram convidadas pelo Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela Ação Pró-Detentos (APD) que está realizando o projeto “Reintegrar, Costurando Cidadania”. “Queremos ser um ele entre vocês e o sonho de vocês”, disse às participantes o diretor do DAC, Paulo Sérgio dos Santos.

Entre os sonhos apresentados na tarde de ontem, uma cooperativa para trazer mais renda às famílias, a estruturação do Reintegrar, com novas máquinas de costura para as mulheres participantes e novos negócios, até com uma produção têxtil. Mas além de pensar no futuro delas e das famílias com a melhoria de renda, as participantes destacaram a ajuda ao próximo. “É muito gratificante verificar, que as mulheres, mesmo com suas dificuldades individuais, tendem a pensar no bem do próximo”, avalia a coordenadora do “Eu Quero Mais!” na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – entidade âncora do Núcleo ODS, Luciane Rosas Rodrigues.

A coordenadora destacou as propostas de implementação de um Restaurante Popular no Los Angeles. Este mantido por meio de uma horta e uma granja comunitária. E também a criação de centros de aprendizagem. “Eu já tive a oportunidade de realizar parte de meu sonho, com a formação de cabeleireira. Hoje eu quero ensinar os outros”, disse uma das participantes.

Para chegar aos sonhos, o “Eu Quero Mais!” realiza com as participantes a metodologia do Círculo de Diálogos com o primeiro tema abordado sendo “Despertando o Empreendedorismo”. Este ministrado pela articuladora do Sesi – entidade parceira do Núcleo ODS – Glaucia Wesselovicz.

Para esta ação, o Núcleo ODS contou ainda com a parceria do Senac, que levou a instrutora Marizete de Castro para realizar um workshop de automaquiagem, e também da Sanepar, que recentemente assumiu a Secretaria Executiva Estadual do Núcleo Nós Podemos Paraná e está se integrando nos Núcleos Regionais.

O Núcleo ODS segue com as ações o “Eu Quero Mais!” em Ponta Grossa com a parceria do DAC, já que as demais oficinas serão realizadas junto às Associações de Moradores de Ponta Grossa. “Vamos fazer diversas oficinas, mas formar um só Comitê em Ponta Grossa integrando as líderes de cada região”, antecipa a articuladora do Sesi.