Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Prefeitos da AMCG fazem balanço positivo da Marcha

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) retornaram da Marcha em Brasília esperançosos quanto às pautas municipalistas. Com uma participação massiva de representantes no Brasil e público recorde do Paraná, os gestores puderam apresentar as suas reivindicações junto ao Governo Federal. “A marcha à Brasília em defesa dos municípios é a oportunidade que todos os municípios do Brasil têm de apresentar as demandas ao Governo Federal, aos parlamentares e a nação, colocando os municípios no mesmo patamar de importância dos estados e do país, na discussão pacto federativo”, apontou o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda. “O evento foi muito positivo, com várias conquistas e, principalmente, para o reconhecimento da força e o respeito que os prefeitos demonstram hoje perante o governo federal”, completou.
Além do presidente da AMCG estiveram presentes em Brasília, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, e os prefeitos de Porto Amazonas, Antonio Polato, de Ortigueira, Lourdes Bannach, de Arapoti Nerilna Pena, de Castro, Moacyr Fadel e de Ventania Antonio Helly santiago. Conforme o presidente muitas reivindicações foram colocados para a melhoria da gestão dos municípios. Juca destacou ainda a oportunidade de ouvir os principais candidatos, além de poder apresentar as principais pautas ao futuro presidente.
Quanto as reivindicações ao Governo Federal, o presidente da AMCG destacou a atualização da Lei de Licitações, o aumento de 1% no repasse do FPM aos municípios, a ser pago no mês de setembro de cada ano, o encontro de contas da Previdência, o aumento da segurança pública, a reforma do ensino médio e a repactuação das dividas dos Institutos de Previdência.
Além das demandas municipalistas junto ao Governo Federal, os prefeitos do Paraná tiveram a oportunidade de um encontro com o Governo do Estado e a bancada federal. “Foi muito proveitoso, pois serviu para aproximar a bancada de deputados federais, a governadora do estado Cida Borguetti e os prefeitos presentes na Marcha”, relatou Juca, destacando o anúncio de 20% o valor do repasse do estado para o transporte escolar. “O que auxilia os municípios para cobrir os custos, principalmente agora que o combustível está tendo esses aumentos absurdos”, finaliza.