Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Prefeitos da AMCG fazem balanço positivo da Marcha

d2743cb6-2612-4929-a3c3-cc408d992eb0

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) retornaram da Marcha em Brasília esperançosos quanto às pautas municipalistas. Com uma participação massiva de representantes no Brasil e público recorde do Paraná, os gestores puderam apresentar as suas reivindicações junto ao Governo Federal. “A marcha à Brasília em defesa dos municípios é a oportunidade que todos os municípios do Brasil têm de apresentar as demandas ao Governo Federal, aos parlamentares e a nação, colocando os municípios no mesmo patamar de importância dos estados e do país, na discussão pacto federativo”, apontou o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda. “O evento foi muito positivo, com várias conquistas e, principalmente, para o reconhecimento da força e o respeito que os prefeitos demonstram hoje perante o governo federal”, completou.
Além do presidente da AMCG estiveram presentes em Brasília, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, e os prefeitos de Porto Amazonas, Antonio Polato, de Ortigueira, Lourdes Bannach, de Arapoti Nerilna Pena, de Castro, Moacyr Fadel e de Ventania Antonio Helly santiago. Conforme o presidente muitas reivindicações foram colocados para a melhoria da gestão dos municípios. Juca destacou ainda a oportunidade de ouvir os principais candidatos, além de poder apresentar as principais pautas ao futuro presidente.
Quanto as reivindicações ao Governo Federal, o presidente da AMCG destacou a atualização da Lei de Licitações, o aumento de 1% no repasse do FPM aos municípios, a ser pago no mês de setembro de cada ano, o encontro de contas da Previdência, o aumento da segurança pública, a reforma do ensino médio e a repactuação das dividas dos Institutos de Previdência.
Além das demandas municipalistas junto ao Governo Federal, os prefeitos do Paraná tiveram a oportunidade de um encontro com o Governo do Estado e a bancada federal. “Foi muito proveitoso, pois serviu para aproximar a bancada de deputados federais, a governadora do estado Cida Borguetti e os prefeitos presentes na Marcha”, relatou Juca, destacando o anúncio de 20% o valor do repasse do estado para o transporte escolar. “O que auxilia os municípios para cobrir os custos, principalmente agora que o combustível está tendo esses aumentos absurdos”, finaliza.