Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Prefeitos da AMCG visitam Amop

amop

Os presidentes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Osmar Blum, prefeitos de Jaguariaíva e de Carambeí, respectivamente visitaram nesta semana entidades do Estado do Paraná de referência no desenvolvimento regional.

Em Cascavel, os gestores visitaram a Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop) além dos Consórcios de Saúde (Cisop) e do Samu (ConSamu) daquela região. O objetivo da visita foi o de conhecer a entidade oestina que congrega 52 municípios associados e é considerada modelo em gestão e eficiência.

Lá eles foram recebidos pelos presidentes da Amop, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, prefeito de Matelândia, e do Cisop, Leonir dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida. “Além de conhecer a estrutura das entidades fomos verificar como eles agem em relação as questões legais a serem adotadas pelas Associações, questões que estão sendo cobradas pelo Ministério Público, como portal da transparência e também melhorarias  na questão de atendimento”, apontou o presidente da AMCG.

Com departamentos estruturados, um dos que chamaram a atenção do presidente da AMCG foi o educacional.  Já que todos os municípios da região de Cascavel seguem um mesmo modelo, com os professores capacitados.

Além da Amop, os prefeitos da AMCG foram buscar a experiência junto ao ConSamu, já que a região está debatendo a implantação do Samu Regional, um dos requisitos para o funcionamento do Grupamento de Resgate Aéreo (Graer). O ConSamu é composto de 43 municípios, contando com 18 bases de unidade básica, e 5 unidades de suporte avançado.