Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Resgate do ‘Caramuru’ é destaque do Esporte em Castro

Durante a reunião do setor de esportes da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) na manhã desta quarta-feira, os gestores de Castro – município anfitrião do encontro – destacaram como carro chefe da secretaria o resgate do nome Caramuru, que marcou época no município há alguns anos. “Já não existe há algum tempo, mas queremos que o nome volte a representar o esporte de Castro”, disso o secretário municipal de Esporte, Antenor Telles.

Atualmente há equipes do Caramuru, de futebol amador, futsal, basquete e voleibol. “Ainda é muito caro levar o futebol para grandes campeonatos, por isso hoje estamos com o amador”, destaca Telles, lembrando que hoje o Caramuru é uma Associação que organiza os times do município. “Há a idéia de transformar em Oscip para conseguir mais recursos”, adianta. Hoje, a Associação do Caramuru conta com vários parceiros para sobreviver. “Para o próprio resgate contamos com o apoio de empresários”, destaca o chefe da Pasta de Esportes.

São parceiros do Caramuru, conforme o diretor do departamento de Esportes de Castro, Marcos Rocco, cinco grandes investidores, postos de gasolina, além de duas escolas particulares que oferecem bolsa de estudo aos atletas. “Também há academias para o treinamento”, completa. Conforme os gestores, os resultados conquistados pelos times do Caramuru mostram que o trabalho tem dado certo. Castro ficou em segundo lugar geral na divisão B dos Jogos da Juventude, realizado na última semana, em Umuarama. O time de futebol ficou em terceiro lugar, voleibol masculino e basquetebol feminino foram campeões. Assim, tanto o voleibol quanto o basquete conseguiram vaga para disputar a elite do Jojups em 2014. O voleibol masculino também ficou em segundo lugar nos Jogos Abertos do Paraná, divisão B, e assim também conseguiu garantir vaga na divisão A do próximo ano. Além disso, o Caramuru Futsal, pelo excelente desempenho na Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal já tem vaga garantida na Série Prata 2014.

Além de atletas mais estimulados, o Caramuru conseguiu o retorno do público aos ginásios. “Temos cerca de mil pessoas vendo os jogos nos finais de semana. O Caramuru está inflamando a população”, exultou o secretário de Esportes.