Associação dos Municípios dos Campos Gerais

AMCG Esporte AMCG Campos Gerais AMCG Cultura AMCG Damas AMCG Meio Ambiente
Buscar

Notícias

Tibagi apresenta seus “Sabores”

tibagi

O setor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lançou edital do projeto “Sabores dos Campos Gerais” na última semana. O projeto vem sendo trabalhado desde o início do ano pela entidade e agora vem ganhando forma nos municípios que preparam seus sabores para deixar de ‘legado’ na região. Nesta terça-feira, foi a vez do município de Tibagi apresentar seus ‘Sabores’ para os dirigentes de Cultura da AMCG.

A rota gastronômica de Tibagi iniciou com o bolinho ’dianssin’ – feito com polvilho -, passou pela paçoca de carne, e finalizou com a carne de tacho do Guartelá, que, após vencer o concurso ‘Caminhos do Campo’, ganhou o gosto da população tibagiana.

Passados de gerações ou pelo gosto popular, os ‘Sabores dos Campos Gerais’ comporão um livro de receitas que deve ser lançado pela AMCG Cultura no mês de junho do próximo ano. “Nosso projeto têm a intenção de resgatar a identidade dos Campos Gerais. E a princípio demos início com a gastronomia”, explicou o coordenador da AMCG Cultura, o secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho Entre as etapas do projeto está o resgate dos ‘saberes e fazeres ‘ da região e também da cultura local.

Para documentar os saberes e fazeres, e também divulgar toda a região dos Campos Gerais, a AMCG Cultura deu início a oficinas gratuitas de fotografias nos municípios. “Percebemos que há muitos projetos que não chegam aos municípios menores”, explicou o fotógrafo e empresário Rodrigo Covolan, que já percorreu diversos municípios da região com a oficina. As oficinas visam estimular a população dos Campos Gerais a registrar e a disseminar o que há de melhor nos municípios da região.

Após percorrer todos os municípios da região com essas oficinas, os municípios integrantes da AMCG lançarão concursos de fotografias para compor o livro “Sabores dos Campos Gerais”.