A região dos Campos Gerais receberá, na próxima quarta-feira (6), mais uma edição da Assembleia Itinerante, projeto que reforça o compromisso do Parlamento paranaense com a interiorização das ações legislativas e o diálogo direto com a população. O encontro será realizado no município de Castro, no Parque de Exposições Dario Macedo, durante a Agroleite 2025, a partir das 16h30.
A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacou a importância do evento. “A Assembleia Itinerante é um momento de grande valor para os Campos Gerais, pois aproxima ainda mais o Legislativo das nossas cidades. É uma oportunidade de apresentar as necessidades reais da região e de construir soluções em conjunto, fortalecendo a parceria entre prefeitos, vereadores e deputados para garantir mais avanços à nossa população. Contamos com a presença das nossas lideranças nesta ação tão importante”, afirmou.
O evento contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Alexandre Curi, além de demais parlamentares, prefeitos(as), vereadores e lideranças que atuam nas cidades da região. Na ocasião, a AMCG entregará aos parlamentares uma lista de demandas e sugestões elaboradas coletivamente pelos municípios.
Segundo Alexandre Curi, a iniciativa reafirma o papel do Legislativo como agente ativo no desenvolvimento regional. “A Assembleia Itinerante é uma oportunidade de escutar de perto os anseios da população e tornar a atuação dos deputados ainda mais conectada com a realidade de cada região. O Poder Legislativo precisa estar onde o povo está, nas cidades onde vivem, para atuar com mais responsabilidade e assertividade”, afirmou.
Descentralização
Instituída em 2023, a Assembleia Itinerante tem como objetivo descentralizar as atividades do Poder Legislativo, ampliar a escuta qualificada da sociedade, fortalecer a transparência institucional e incentivar a participação cidadã. Durante os eventos, moradores e representantes de entidades públicas e privadas podem apresentar sugestões, demandas e propostas que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas.
A iniciativa é uma ação da Assembleia Legislativa do Paraná que leva a estrutura do Parlamento para diferentes regiões do estado, em eventos regionais de grande visibilidade. O objetivo é ouvir diretamente a população, acolher sugestões e apresentar o trabalho realizado pela Casa. A proposta é fortalecer os laços entre a instituição e os cidadãos, promovendo maior transparência, escuta ativa e aproximação com os temas que impactam a vida das comunidades.
Canal de diálogo
Desde sua criação, o projeto já realizou 24 edições e percorreu cidades como Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Jacarezinho, entre outras. Mais de 5,7 mil sugestões foram coletadas nessas ocasiões, abordando temas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e segurança pública. A iniciativa tem se consolidado como um canal efetivo de participação democrática, permitindo que as demandas regionais cheguem diretamente aos parlamentares.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.