A cidade de Arapoti sediou, nesta quinta-feira (21), a reunião da AMCG Cultura, que reuniu gestores, autoridades e representantes do setor cultural dos municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O encontro teve como foco o fortalecimento das políticas culturais da região e a integração de iniciativas que valorizam a identidade local.
A abertura foi conduzida pelo vice-prefeito Potinho, que destacou o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao setor e a preservação do patrimônio histórico, lembrando as obras de restauração da antiga Estação Ferroviária e do Casarão do Jardim Ceres.
A programação contou com apresentações culturais do Grupo Estampa Gaúcha, do Grupo de Dança Juvenil do Pacaa e da bailarina Allana Santos, do Grupo Cultural Ser Arteiro. O encontro foi organizado pela Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Arapoti e reforçou a importância da articulação regional para ampliar oportunidades e consolidar projetos culturais.
Para o coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, a reunião simboliza um espaço de união e cooperação entre os municípios. “A cultura é um elemento essencial para o desenvolvimento das nossas cidades. Quando nos reunimos para trocar experiências e construir ações conjuntas, damos um passo importante para fortalecer nossa identidade regional e garantir que os cidadãos tenham cada vez mais acesso à cultura. Arapoti nos recebeu de forma exemplar, mostrando como a integração pode transformar a realidade cultural dos Campos Gerais”, afirmou.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.