A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está representando a região em uma Missão Oficial na Índia. A agenda, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Indo-Brasileira (CCIIB), tem como foco a promoção do intercâmbio tecnológico e institucional entre o Paraná e os principais polos de inovação indianos, com destaque para áreas como tecnologia da informação, cidades inteligentes, energias renováveis, biotecnologia e mobilidade urbana.
A presidente da entidade e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, e a diretora-executiva, Katiane Pires, participam da missão ao lado de lideranças internacionais e do deputado estadual Marcelo Rangel. A programação prevê visitas técnicas a centros de inovação, parques tecnológicos e órgãos públicos indianos, além de fóruns de negócios, rodadas de investimentos e articulações de parcerias estratégicas.
Durante os encontros, Dayane apresentou as potencialidades dos 19 municípios da região dos Campos Gerais, destacando os setores agrícola, agropecuário, industrial e turístico como vetores de crescimento. “Estamos mostrando ao mundo que os Campos Gerais têm muito a oferecer. A inovação e a tecnologia são fundamentais para fortalecer o desenvolvimento das nossas cidades. Essa missão é uma oportunidade de criar conexões estratégicas que podem transformar a realidade dos municípios”, afirmou Dayane Sovinski, que também exaltou o apoio do deputado Marcelo.
Formação de lideranças
Durante uma reunião, o deputado Marcelo Rangel assinou um acordo de cooperação para a formação internacional de novas lideranças. A partir da parceria com o instituto RMP International, será possível promover o intercâmbio de estudantes entre os dois países, visando à formação política e cidadã. Também foram discutidas possíveis parcerias voltadas a projetos nas áreas de indústria e inovação.
"O governo indiano entrou em contato para que pudéssemos realizar esse intercâmbio com a região dos Campos Gerais e com o Estado do Paraná. Por meio do governo do Ratinho Júnior, temos a possibilidade de anunciar conquistas importantes para a nossa região. Estamos nos aproximando do país que hoje apresenta o maior crescimento no mundo. Tenho muito orgulho de representar os municípios e o Paraná nesta agenda tão importante, ao lado da prefeita Dayane, presidente da AMCG, e do prefeito Marcelo Palhares, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro", destaca o deputado.
Inteligência Artificial
Entre os resultados da agenda, o município de Imbaú firmou uma parceria estratégica com a multinacional Accelero AI, empresa indiana especializada em soluções de Inteligência Artificial para administrações municipais. O acordo prevê a implantação de um projeto-piloto de atendimento digital ao cidadão, que utilizará tecnologias de IA para modernizar os canais de comunicação e otimizar os serviços da prefeitura.
De acordo com a administração municipal, a iniciativa não terá custo inicial para o município, o que garante acesso à inovação sem impacto imediato no orçamento público. A expectativa é de que a população de Imbaú passe a contar com um serviço mais ágil, eficiente e próximo do cidadão.
Com a parceria, Imbaú será referência nacional no uso de tecnologias avançadas de inteligência artificial aplicadas à gestão pública, abrindo caminho para novas iniciativas de transformação digital e servindo como modelo para outras cidades da região e do Brasil.
Representatividade
Segundo a diretora-executiva da AMCG, Katiane Pires, a agenda reforça o papel da Associação como articuladora do desenvolvimento regional. “A experiência internacional nos permite trazer novas ideias e soluções que podem ser aplicadas em diferentes municípios dos Campos Gerais. Estamos construindo pontes para que a inovação chegue às cidades e beneficie diretamente a população”, destacou.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.