Durante a 25ª edição da Assembleia Itinerante, realizada na quarta-feira (6), em Castro, prefeitos e lideranças dos Campos Gerais apresentaram uma série de demandas prioritárias aos deputados estaduais. A sessão especial aconteceu durante a programação da Agroleite — um dos maiores eventos do agronegócio do estado — e contou com a participação de autoridades políticas, representantes da sociedade civil, produtores e instituições da região.
Além das homenagens prestadas a personalidades locais, o momento foi uma oportunidade estratégica para o encaminhamento de pautas importantes, como o asfaltamento da estrada do Cerne e a instalação de uma nova companhia da Polícia Militar em Castro, demandas destacadas pelo prefeito Dr. Reinaldo Cardoso. “Seguimos trabalhando com diálogo, união e foco nas prioridades que realmente fazem a diferença para quem vive aqui. Pedi o apoio dos nossos deputados para que façam uma frente parlamentar em prol da nossa região”, afirmou.
Saúde regional
Outro destaque foi o pedido oficial do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CimSamu), que solicitou o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para viabilizar recursos destinados à construção da sede própria da Central de Regulação de Urgências (CRU), que atende 28 municípios da região. A construção da sede própria permitirá a modernização da estrutura de atendimento e comunicação via 192, além de garantir maior eficiência e segurança para os profissionais e para a população assistida.
"A construção da sede própria da Central de Regulação do CimSamu é uma demanda urgente e estratégica para toda a nossa região. Ter uma estrutura adequada significa garantir mais agilidade, eficiência e segurança no atendimento às emergências. Essa é uma pauta que representa cuidado com a vida e respeito com os profissionais que atuam na linha de frente", disse o presidente do CimSamu e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, que esteve representado no evento pelo vice-prefeito Reginaldo.
A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, ressaltou a importância do evento. “A Assembleia Itinerante reforça o compromisso do Legislativo com o interior do estado. Os Campos Gerais possuem demandas muito importantes, e essa proximidade com os deputados estaduais fortalece o diálogo e a chance de avançarmos em pautas como saúde, segurança e infraestrutura. Agradeço a todos prefeitos pela ampla participação no evento, e aos deputados pela atenção e pelo compromisso com os nossos municípios”, afirmou.
Diálogo e representatividade
Ao todo, mais de 50 demandas elaboradas por diferentes entidades foram entregues durante o evento, entre elas: a duplicação da PR-151 e a construção de viadutos em trechos estratégicos, solicitadas por diversos órgãos; e a modernização da iluminação pública, além do apoio ao Hospital Municipal Anna Fiorillo Menarim, demandas levadas pela Câmara de Vereadores de Castro.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, destacou o compromisso do Legislativo com os municípios. “Todas essas demandas serão analisadas com atenção e encaminhadas ao Governo do Estado. A Assembleia Itinerante tem exatamente esse papel: aproximar o Parlamento das necessidades reais de cada região do Paraná”, afirmou.
Presenças
Entre os prefeitos da região que participaram da Assembleia Itinerante estão: Christiano Borges (Curiúva), Rildo Leonardi (Tibagi), Irani Barros (Arapoti), Elisangela Pedroso (Carambeí), Douglas Modesto (Ipiranga), Orli de Cristo (Ivaí), Altamir Sanson (Palmeira), Henrique Carneiro (Piraí do Sul), Elias Gomes da Costa (Porto Amazonas), Mário Cesar (São João do Triunfo) e Gerson Nunes (Sengés). O evento também contou com a presença de vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região.
Representando o Poder Legislativo, também estiveram presentes os deputados estaduais Hussein Bakri, Moacyr Fadel, Mabel Canto, Ney Leprevost, Anibelli Neto, Denian Couto, Luis Corti, Requião Filho, Maria Victoria, Arilson Chiorato, Gilson de Souza, Flávia Francischini, Cantora Mara Lima, Bazana, Nelson Justus, Matheus Vermelho, Adão Litro e Thiago Bührer. Também marcaram presença o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, além de autoridades ligadas ao setor agropecuário.
Com informações da Assembleia Legislativa.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.