A Reunião Ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada nesta quarta-feira (14), reuniu prefeitos, secretários de Estado e lideranças políticas em Telêmaco Borba para tratar de pautas estratégicas voltadas ao desenvolvimento regional. O evento teve como foco principal o fortalecimento da articulação entre os municípios da região e o Governo do Estado do Paraná.
Durante a reunião, os prefeitos e prefeitas da AMCG receberam os secretários estaduais Ulisses Maia (Planejamento), Paulo Rogério do Carmo (Trabalho, Qualificação e Renda) e Beto Preto (Saúde), que apresentaram ações e projetos das respectivas pastas voltados aos municípios dos Campos Gerais. O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CimSamu) também tiveram espaço de fala para destacar demandas existentes na região. As apresentações ocorreram ao longo da manhã e fomentaram um debate produtivo sobre investimentos, políticas públicas e parcerias.
Além dos temas administrativos e de gestão, o encontro contou com a apresentação do projeto da AMCG Turismo, voltado à captação de imagens e divulgação dos potenciais turísticos das 19 cidades que compõem a associação. A iniciativa busca atualizar as informações dos principais atrativos da região, promovendo o turismo como uma das alternativas para o desenvolvimento econômico local.
Parceria e compromisso
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, avaliou a atual gestão e ressaltou a importância da AMCG como instrumento de integração entre os municípios e o Estado. “Hoje foi uma reunião esplêndida, na qual tivemos a presença de três secretários de Estado, que exercem um trabalho fundamental para o desenvolvimento do Paraná. Me sinto honrada em estar à frente da Associação em um momento tão importante. Nossa intenção, por meio da AMCG, é dar voz a todos os municípios — e estamos conseguindo. Queremos ser um divisor de águas, para que a AMCG conquiste ainda mais espaço junto ao Governo do Paraná”, destacou.
Representando a AMCG na mesa de autoridades, também estiveram presentes o vice-presidente da entidade e prefeito de Curiúva, Christiano Borges; a secretária da Associação, prefeita de Telêmaco Borba e anfitriã do evento, Rita Araújo; e o tesoureiro da AMCG e prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi. Durante a reunião, também fizeram uso da palavra os deputados estaduais Hussein Bakri, líder do Governo na Alep, e Moacyr Fadel.
A prefeita Rita também fez uma avaliação do encontro e agradeceu a participação de todas as autoridades. "Foi um prazer ser anfitriã deste encontro e poder demonstrar, com orgulho, o quanto nosso município tem recebido apoio e atenção nas suas principais demandas. Seguimos firmes, trabalhando em parceria pelo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região”, declarou.
Novidades para a saúde regional
Após elencar uma série de investimentos realizados pelo Governo do Estado na área da saúde, o secretário Beto Preto anunciou um novo ambulatório médico de especialidades, nível 3, para Telêmaco Borba, com um investimento de R$ 10 milhões. “Nós teremos 10 consultórios médicos nesse prédio e a capacidade de atrair profissionais como endocrinologistas, reumatologistas — especialidades difíceis de serem ofertadas pelo SUS. Teremos entre 4 mil e 4,5 mil consultas para a 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba. Tenho certeza de que essa é uma obra que ficará como legado para os Campos Gerais”, anunciou. De acordo com o secretário, o Hospital Regional de Telêmaco também contará com um ambulatório de gestação de alto risco.
Iniciativas na área de planejamento
O secretário Ulisses Maia reforçou o compromisso da pasta com os municípios dos Campos Gerais. “Foi uma honra poder conversar com os prefeitos da AMCG sobre as práticas de governança e gestão pública nos municípios do Paraná. Compartilhei os projetos e ações em andamento na Secretaria do Planejamento, com foco na valorização da cultura do planejamento, no fortalecimento das gestões municipais e na promoção da inovação e da eficiência no setor público. Agradeço o convite da presidente Dayane. Seguiremos trabalhando juntos, com o nosso governador Ratinho Júnior, por um Paraná mais integrado, com gestões cada vez mais preparadas”, afirmou.
Estratégias para o setor de empregos
O secretário Paulo Rogério do Carmo apresentou uma série de iniciativas desenvolvidas pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. “Tivemos a oportunidade de apresentar todas as nossas ações. Digo que a nossa secretaria exerce um papel primordial no Paraná, pois estimula a geração de riquezas nos municípios. Temos 218 Agências do Trabalhador espalhadas pelo estado e 44 carretas móveis levando cursos de capacitação aos trabalhadores. Nossa intenção é ouvir os prefeitos para qualificar as pessoas de acordo com as necessidades de cada cidade, estabelecendo esse contato também com os empresários”, explicou.
Presenças
Participaram da reunião os prefeitos de Arapoti, Irani Barros; de Carambeí, Elisangela Pedroso; de Ivaí, Orli de Cristo; de Jaguariaíva, Juca Sloboda; de Ortigueira, Ary Mattos; de Palmeira, Altamir Sanson; de Reserva, Lucas Machado; e de Sengés, Gerson Nunes. Entre os vice-prefeitos, marcaram presença Moisés Faria, de Ponta Grossa; Gilson Vinutti, de Ortigueira; Régis Moreno, de Castro; Cristian Borges, de São João do Triunfo; David Antunes, de Imbaú; e Pithi, de Curiúva. A AMCG também agradece a participação de vereadores da região, secretários municipais, diretores e demais lideranças.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.