Lideranças da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) marcaram presença na capital federal nesta semana para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Representando a região, participaram do evento os prefeitos Juca Sloboda (Jaguariaíva), Altamir Sanson (Palmeira), Zélio Bittencourt (Ventania) e Ary Mattos (Ortigueira). Durante o evento, foram debatidas diversas pautas, entre elas a PEC da Sustentabilidade Fiscal, a Reforma Tributária, a atuação do SUS nos municípios, o panorama da educação municipal, oportunidades para captação de recursos, o uso de ferramentas em prol da gestão pública, entre outras.
De acordo com o prefeito Juca, o evento representou um ganho significativo em termos de representatividade. “Tivemos uma participação muito proveitosa. Ficou muito clara a força que a Marcha está adquirindo ano após ano. Foram debatidas as pautas propostas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e também realizamos uma importante reunião com a bancada de deputados federais do Paraná, na qual destacamos as demandas das cidades. Um dos destaques foi a defesa, por parte de várias lideranças, da PEC 66/2023, que está em tramitação e promete trazer um fôlego às finanças municipais no futuro”, destacou.
Altamir Sanson também comentou sobre a importância da Marcha para as cidades e citou outras agendas em Brasília. “Foi um evento muito interessante para todos nós, que atuamos em defesa dos nossos municípios. Participamos de palestras com foco em diferentes temas, inclusive sobre projetos voltados à liberação de novos recursos. Esse contato, com o apoio da CNM e da AMP, também proporcionou orientações importantes às equipes técnicas das cidades. Dialogamos com deputados federais e outras lideranças, e cumprimos agendas nos ministérios para tratar de novos projetos para Palmeira”, mencionou.
Segundo o prefeito Ary Mattos, a visita à capital federal promete trazer grandes conquistas ao município. “Durante nossas agendas, reivindicamos novos recursos para o município, tanto para obras de pavimentação quanto para a construção do nosso hospital. Conversamos com deputados e líderes do governo federal. A previsão para o aporte de recursos ficou bem alinhada para as áreas de saúde e infraestrutura. Além disso, também debatemos temas fundamentais para o desenvolvimento das cidades. O aproveitamento foi ótimo”, disse.
O prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt, também marcou presença na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e reforçou, mais uma vez, a relevância do debate para a realização de melhorias em nível local, com foco no futuro dos Campos Gerais.
Mobilização
Mais uma vez, o evento foi uma oportunidade de debater as demandas municipais com as principais autoridades do país. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e de 25 ministros de Estado, além de deputados, senadores e outras autoridades.
Conforme a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a edição deste ano foi a maior em termos de participação de autoridades. A Marcha teve recorde de público, com mais de 14 mil municipalistas presentes na capital federal. De acordo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), mais de 700 lideranças representaram o estado no evento. A Marcha encerrou-se com a leitura de uma Carta Aberta ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, reforçando as principais reivindicações dos municípios brasileiros.
Com informações da CNM e da AMP
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.